background

A arte de fazer pão remonta aos primeiros tempos de sedentarização do Homem, no Extremo Oriente. Há vestígios do fabrico de pão na Suiça há 10.000 anos atrás. Na sua origem o pão apresentava uma cor escura, sendo produzido com farinha não peneirada e cozido sobre pedras ao sol. Cerca de mil anos antes de Cristo, o Homem já sabia moer farinha e peneirar cereais.

No Egipto dos faraós graças às enchentes do Nilo, o Trigo e a cevada eram abundantes e permitiam aos egípcios o fabrico de pão e cerveja.
Os hebreus, escravos do Egipto, terão sido responsáveis pela descoberta da fomentação natural, ao deixar, por acaso, a massa do pão exposta ao calor e humidade.

Foi ainda no Egipto que se começou a utilizar fornos de barro para cozer o pão.

Na antiga Grécia os sábios viam numa alimentação correcta a melhor forma de manter a saúde e combater doenças. O pão fazia parte da dieta alimentar dos gregos como o comprova os trabalhos de dietética de Hipócrates o pai da medicina, que aconselhava os seus pacientes a comer pão “devido ao efeito salutar sobre os intestinos”.

Na civilização Romana os romanos tomaram pela força o Mundo Antigo, nomeadamente o Egipto e a Grécia, mas foram submetidos por estas civilizações a nível cultural, onde havia filósofos poetas e, claro padeiros. Sabe-se que a maior parte dos padeiros de Roma, eram de origem grega, tendo sido eles os responsáveis pela instituição da “padaria” como estabelecimento comercial.
Foi no tempo de Trajano, no século II, que se desenvolveu a indústria das padarias públicas.
Com a queda do império Romano e o início da Idade Média as padarias europeias foram desaparecendo e o pão voltou a ser feito em casa.

A Fome, a Guerra e a Peste Negra quase dizimaram a população na Europa. O povo foi obrigado a recorrer a todos os ingredientes para sobreviver. O pão era feito com bolotas, sangue de porco e até palha misturada com sementes secas disponíveis.
O pão voltou a ser escuro, pobre e grosseiro, sendo comido duro com caldos e sopas. Só a nobreza e o clero podiam aceder ao trigo e tinham os seus próprios padeiros que foram pouco a pouco, difundindo de novo o seu saber.

O pão é um alimento muito nutricional contendo hidratos de carbono, vitaminas, sais minerais, fibras e proteínas.
O pão é hoje o alimento mais consumido pela Humanidade.